segunda-feira, 5 de março de 2012

CRESCIMENTO ESPIRITUAL


Atos 2, quando o Espírito se derramou enquanto oravam às 9:00 horas da manhã; ou em Atos 4:32, quando o Espírito estremeceu a casa e os encheu enquanto oravam. Em Lucas 11:13 Jesus nos estimula a orar cheios de expectativa: “Se vós, que sois maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais o Pai Celestial dará o Espírito Santo àqueles que lho pedirem?”

Crescimento espiritual
Crescimento espiritual não é instantâneo, é gradual.
Como aprender a crescer?
Aprendemos por experiência, por assimilação num processo de interação contínua com tudo e com todos que nos cercam. Na espiritualidade crescer é fruto de disciplina pessoal,foco... É preciso ter noção de onde se quer chegar. "Quem não sabe aonde quer chegar esta satisfeito com qualquer lugar".
*O processo de crescimento espiritual é a transformação de nosso entendimento; criar a mente de Cristo, a renovação constante de nossa mentalidade. Constante trocar da mentira pela Verdade, a Bíblia chama de transformação do entendimento. Pensar com a mente de Cristo.
* O crescimento espiritual não é (apenas) cognitivo é experiencial. Nós crescemos quando fazemos e não quando aprendemos; aprender e não praticar é desperdício de tempo e de energia. Uma coisa é saber teoria da dança, outra coisa é saber dançar. Há uma grande diferença entre saber a respeito das coisas e experienciar essas coisas que se sabe.
Dt 2 "vocês experimentaram o que eu fiz no Egito, portanto obedeçam".
“provai e vede que o senhor é bom", "não sejamos (Tg 1,22) meramente ouvintes da palavra, mas praticantes".
Hb 5,11"quanto a isso temos muito que dizer... Por que vocês se tornaram lentos para aprender... De fato já devessem ser mestres... Estão precisando de leite e não de alimento sólido..."
Exercitar-se é fundamental
A Palavra diz em Hebreus  " pelo exercicio constante tornaran-se aptos para fazer o bem e não o mal", vejam que Ele diz que não foi  pelo estudo constante... Tem gente que leu a Bíblia mais de 10 vezes , mas não parece.
O que da Bíblia nós praticamos? Sabemos muito e praticamos pouco.

Não existe apostila para discernir demônio oculto, joio de trigo, estratégia melhor, ousadia de rebeldia, esse discernimento vem de Deus, da intimidade com Ele, da experiência.
* Crescimento espiritual não é individual, é relacional. No seio da comunidade somos molestados pela Verdade, incomodados em nossas trevas pela luz que já brilha na vida dos irmãos. Perscrutamos o caminhar alheio e somos animados a sair do comodismo.
A coragem alheia destrói nossa postura covarde. Buscamos mansidão, paciência, bondade, intimidade, proximidade, confiança... isso se constrói.
Ter liberdade de falar e ouvir, corrigir e aconselhar é próprio da relação íntima da vida do grupo. Um dialogar livre, sem milindres.
Ser ouvido demanda tempo, é um processo. Na célula experimentamos: Amizade espiritual, levar a carga um do outro, confessar a culpa um para o outro, aconselhar um ao outro. Entranháveis sentimentos afloram dessa relação humana alicersada na Palavra... Dar palpite na vida do outro é um solo sagrado, nem todos podem pisar.
* Crescimento espiritual não é altomático, ele é intencional. Você precisa tomar providências para crescer. Alguém cuida de mim e depois eu aprendo a me cuidar.
Se o ato de cuidar é bem focado, esse alguém que cuidou de mim me ensinou a me cuidar. Quem chega a 40 anos e não foi educado para cuidar de si mesmo foi vítima; o problema foi de quem educou sem conduzir a altonomia. Se cuidarmos bem das pessoas elas aprenderão a se cuidar.
Paulo diz em Timóteo 4,7 ' exercita-te na piedade', faça alguma coisa para crescer. Nosso conceito de graça não pode anular nosso compromisso pessoal.
Teologia moral de causa e efeito não funciona em nosso relacionamento com Deus, Deus não nos paga por causa de nós mesmos, mas pela Sua Graça. Eu sou infiel e Deus continua fiel, Ele não anula sua promessa por causa de minha infidelidade...
O critério de nosso relacionamento com Deus é a graça, mas o critério de nosso relacionamento com o mundo, com a vida, é a lei da semeadura e da ceifa.
A terra não presenteia com  frutos o agricultor que não plantou. Quem semeia vento colhe tempestade. Na vida recebemos aquilo que damos, que plantamos.
Não se cresce apenas sabendo coisas, acumulando informações. Não se cresce de forma automática, nem individualmente no particular de forma privativa  'eu e Deus'.
Uma onda ideológica moderna afirma que podemos agradar a Deus em casa, ser do Reino sem ir à comunidade cristã. Não fiquem sozinhos ilhados acreditando que não se precisa de Igreja, nem de relacionamento, isso não funciona.


Esboço
Atos 4,32.  O espírito estremeceu e encheu o lugar
Crescimento espiritual não é instantâneo, é gradual.
*O processo de crescimento espiritual é a transformação de nosso entendimento;
* O crescimento espiritual não é (apenas) cognitivo é experiencial.
* Crescimento espiritual não é individual, é relacional.
* Crescimento espiritual não é altomático, ele é intencional



Nenhum comentário:

Postar um comentário